Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a incrível história dos castrati, no Caderno de Música

O programa fala sobre a origem dos castrati e destaca algumas árias compostas para este tipo de voz

Caderno de Música

No AR em 18/11/2017 - 11:45

Quando ouvimos uma inspiradora ária composta, principalmente no período barroco, muitas vezes sequer desconfiamos que elas possuem, na verdade, uma história bem triste. Algumas obras a partir do século 16 foram compostas inicialmente para castrati, um tipo de voz muito peculiar que será o tema do Caderno de Música deste sábado (18).

O castrato era um cantor que possuía a mesma extensão vocal das vozes femininas. Porém, para obter essa peculiaridade na voz, os castrati eram submetidos à castração antes da puberdade. Desta forma, ao chegar à fase adulta, o corpo da pessoa havia se desenvolvido de forma totalmente diferente, como uma grande capacidade pulmonar e força muscular, mas com uma laringe menor, dando origem a uma voz única que se diferenciava tanto da voz da mulher, como da voz aguda de um contratenor.

Essa prática nada convencional de castração de meninos cantores surgiu por volta do século V, mas não era tão comum. Foi somente no século XVI, na Itália, que os castrati começaram a surgir para compor os corais das Igrejas. Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII, com o papel do herói muitas vezes escrito para castrato.

Na segunda metade do século XVIII, a popularidade dos castrati começou a entrar em declínio e, aos poucos, esses papéis foram transferidos aos contratenores e, algumas vezes, às vozes femininas, em especial a de contralto. Porém, muitas partes compostas para castrati de algumas óperas barrocas são de execução tão complexa que às vezes é quase impossível de serem desempenhadas pelas vozes de hoje em dia.

O Caderno de Música deste sábado (18) apresenta algumas das árias escritas para os castrati a partir das 11h45, na Rádio MEC FM.

Ouça a emissora ao vivo::
 

 

Criado em 17/11/2017 - 08:11 - Episódio Caderno de Música 18/11/2017

Mais do programa