Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça mais das Sinfonias, no Caderno de Música

Programa segue falando sobre o gênero Sinfonia, com destaque para as obras compostas nos séculos XIX e XX.

Caderno de Música

No AR em 10/11/2018 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (10) dará continuidade à série sobre os gêneros instrumentais clássicos e fala um pouco mais sobre as principais características e o desenvolvimento das sinfonias. 

A Sinfonia surgiu no início do período clássico e foi inspirada na abertura italiana. Embora haja algumas exceções, o gênero é basicamente composto por quatro movimentos e possui um caráter unicamente instrumental e sem um instrumento solista, como ocorre nos concertos. Os compositores que contribuíram para a consolidação das Sinfonias foram Giovanni Battista Sammartini, Carl Philipp Emanuel e Johann Christian Bach e, principalmente, os compositores Haydn e Mozart. E a partir de Beethoven, as Sinfonias sofreram grandes modificações e passaram a ser escritas de forma mais livre. 

Com o romantismo e seus compositores, tais como Tchaikovsky, Mendelssohn, Schumann e Dvorák, o século XIX passa a ser o “século das sinfonias”. Além de um grande número de composições do gênero, as sinfonias se tornaram cada vez mais complexas e com uma duração cada vez maior. Para se ter uma ideia, enquanto uma sinfonia clássica dura cerca de trinta minutos, uma sinfonia no romantismo pode ter mais de uma hora. Um exemplo disso é a Oitava Sinfonia de Mahler, com duração de uma hora e meia. Para a execução desta obra, são exigidos oito solistas, coro infantil e adulto e uma orquestra monumental, motivo que levou a sinfonia a receber o nome de “Sinfonia dos Mil”.

 

Ouça no player abaixo:

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na Rádio MEC FM.

Tags:  Brahms Mahler

Criado em 08/11/2018 - 17:26 - Episódio Caderno de Música 10/11/2018

Mais do programa