Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a suíte "O morro dos ventos uivantes", de Bernard Herrmann, no Caderno de Música

A obra faz parte do CD eleito pela BBC Music Magazine como a melhor gravação de setembro

Caderno de Música

No AR em 03/09/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (3), pela série “Música e Outras Artes”, apresenta uma outra faceta do compositor Bernard Hermman, através do CD “Bernard Herrmann: Suite from Wuthering Heights & Echoes for Strings”. Lançado em junho de 2023, o álbum foi reconhecido pela BBC Music Magazine como a melhor gravação de setembro.

Bernard Herrmann, um dos compositores mais influentes de Hollywood, escreveu mais de cinquenta trilhas sonoras de filmes, além de seu trabalho na televisão e na música de concerto. Sua colaboração com lendas como Orson Welles e Alfred Hitchcock o destacou como um mestre da musicalidade cinematográfica. Mas, para quem não sabe, Herrmann também era um amante da literatura, e em especial da escritora Emily Brontë, autora do clássico “Wuthering Heights” (conhecido aqui no Brasil como “O morro dos ventos uivantes”). 

Sugerido por Orson Welles, Herrmann havia composto, na década de 1940, a trilha para o filme "Jane Eyre", baseado na obra literária de Charlotte Brontë, irmã de Emily Brontë. Essa colaboração fez com que o compositor ficasse obcecado pelos livros das irmãs Brontë, e, em um momento de paixão criativa, ele compartilhou planos de criar uma ópera baseada em “O morro dos ventos uivantes”. O processo de criação da ópera "Wuthering Heights" (“O morro dos ventos uivantes”) foi uma jornada que levou oito anos, de 1943 a 1951. Herrmann, já completamente envolvido pela obra, dedicou-se a compor a partitura vocal e instrumental, enquanto sua esposa, Lucille Fletcher, escreveu o libretto. Esta foi a única ópera composta por Bernard Herrmann. E, embora ele tenha conduzido uma gravação da obra em 1966, infelizmente, não testemunhou uma produção ao vivo durante sua vida. 

Wuthering Heights é uma ópera em um prólogo e quatro atos que apresenta oito papéis solo, mas são os personagens Cathy e Heathcliff que dominam a história.Os dois papéis icônicos foram o foco principal desta suíte para soprano, barítono e orquestra, em arranjo feito por Hans Sørensen em cima da ópera de Herrmann, que ouviremos em primeira gravação mundial, neste álbum vencedor do BBC Music Magazine. Nesta gravação, podemos conferir a genialidade musical de Bernard Herrmann unida à sua paixão literária, e somos transportados para as emoções e histórias entrelaçadas da obra de Emily Brontë. Quem deu vida aos personagens Cathy e Heathcliff foram, respectivamente, a soprano Keri Fuge e o barítono Roderick Williams, que são acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Singapura, sob a regência de Mário Venzago. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

Criado em 03/09/2023 - 14:30

Mais do programa