Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem a Giuseppe Verdi, no Caderno de Música

No programa, o destaque para as obras da primeira fase do compositor

Caderno de Música

No AR em 08/10/2023 - 14:30

O Caderno de Música deste domingo (08), e da próxima semana, homenageia os 210 anos de Giuseppe Verdi e destaca algumas das principais óperas da fase inicial do compositor romântico italiano.

Nascido em 10 de outubro de 1813, uma pequena aldeia na região de Parma, Verdi está entre os compositores mais importantes de toda a história da ópera. Ele demonstrou talento musical desde jovem e, aos 25 anos, estreou sua primeira ópera, "Oberto, Conte di San Bonifacio", obtendo boa receptividade no público do La Scala.

Apesar de seu sucesso com a ópera “Oberto”, foi em 1842, com a ópera "Nabucco", que Verdi consegue de fato se estabelecer como um dos maiores nomes do meio operístico. Marcada por coros poderosos e melodias inesquecíveis, a ópera possui libreto de Temistocle Solera, e traz uma história bíblica de poder, amor e redenção, centrada em torno do rei babilônico Nabucodonosor e do cativeiro dos hebreus. “Nabucco” foi escrita durante um período de agitação política na Itália, e sua famosa ária "Va, pensiero" tornou-se um hino não-oficial do movimento de unificação italiana, refletindo o desejo de liberdade e independência da Itália.

Um ano depois, em 1843, Verdi escreve a igualmente bem-sucedida ópera “I Lombardi alla prima crociata” (Os Lombardos na Primeira Cruzada), com libreto também escrito por Temistocle Solera. Ambientada durante a Primeira Cruzada, esta ópera conta a história de uma família dividida pelo fervor da paixão religiosa e pelo desejo de vingança. 

Ainda nessa fase inicial da carreira de Giuseppe Verdi, podemos destacar “Ernani”, “Macbeth” e “Luisa Miller”. Esta última, que, na verdade, já começa a marcar o chamado “Período Médio” do compositor, possui libreto em italiano escrito por Salvatore Cammarano, que se baseou na peça “Drama e Amor”, de Friedrich von Schiller. Com uma história que une uma tragédia de amor com intrigas políticas, a ópera destaca a luta da jovem Luísa contra as conspirações que cercam sua paixão por Rodolfo. “Luisa Miller” estreou em 1849 no Teatro San Carlo, em Nápoles, e foi muito bem aceita pelo público principalmente por suas melodias de caráter lírico e sentimental. 

O Caderno de Música vai ao ar neste domingo, às 14h30, na MEC FM.

 

 

Tags:  Giusepe Verdi

Criado em 06/10/2023 - 10:02

Mais do programa