Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música traz obras de grandes compositores italianos

Conheça um pouco da cultura e algumas características da música

Caderno de Música deste sábado (18) é dedicado à música feita na região considerada o berço da música clássica ocidental: a Itália.

 

Embora a Itália enquanto país unificado somente tenha se estabelecido na segunda metade do século 19, as cidades da região italiana influenciam a música mundial desde o início da sua escrita, ainda na era medieval. Até o começo do segundo milênio, por volta do ano 1000, não existia uma escrita para a música, apenas alguns sinais que orientavam os músicos, mas não delimitavam com precisão as notas e ritmos a serem tocados. A música era, portanto, passada apenas oralmente de geração a geração.

 

Nesta época, o padre italiano Guido D'Arezzo, da Toscana, pensou em uma escrita única que pudesse ser reconhecida por todos, mesmo aqueles que não tivessem ouvido a música previamente. D'Arezzo escolheu as sílabas iniciais de cada verso do Hino a São João para nomear as notas musicais da escala, as quais seriam ut, ré, mi, fá, sol, lá, si.

 

No período renascentista, três compositores se destacam na música italiana: Palestrina, Giovanni Gabrieli e Claudio Monteverdi, compositor de transição entre o período renascentista e barroco, que contou com grandes nomes como Alessandro e seu filho Domenico Sacrlatti, Corelli e Vivaldi.

 

O período seguinte, o classicismo, não revelou nenhum compositor de expressão genuinamente italiano, mas continuou a ser um dos centros da música na Europa. A arte da ópera se desenvolve e tem no italiano seu principal idioma, como podemos observar nas óperas de Mozart, tais como Don Gionanni e as Bodas de Fígaro.

 

No decorrer dos séculos, é a música instrumental que prevalece entre os compositores italianos. O estilo impressionista marca a obra de Ottorino Respighi, principalmente com as suítes sinfônicas “As fontes" e "Os pinheiros de Roma", enquanto Francesco Malipiero, inspirado pelo mestre do barroco Monterverdi, se volta para o neoclassicismo. Já Alfredo Casella, embora também neoclássico, adota um estilo mais progressista, sendo, inclusive, influenciado pelo atonalismo.

 

Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h30, na MEC FM Rio.



Criado em 16/04/2015 - 23:31 e atualizado em 16/04/2015 - 20:31

Mais do programa