Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a edição mais recente do Festival “Tensions”

No programa, obras de Mozart, Dvorak, e de um compositor menos conhecido do início do século XX, chamado Rudi Stephan

Concertos Deutsche Welle

No AR em 17/03/2018 - 17:00

Quando se fala da melhor música de câmara do mundo, se pensa em Berlim, Nova Iorque, Londres, Paris e... Heimbach? Esse é um vilarejo nas montanhas no oeste da Alemanha, onde amigos do pianista e maestro alemão Lars Vogt se reúnem todo verão para o festival chamado “Tensions”, que está em destaque no Concertos Deutsche Welle deste sábado (17).

A “Geração Perdida” é como as pessoas se referem aos soldados e vítimas da Primeira Guerra Mundial. Uma dessas vítimas foi o compositor Rudi Stephan, um soldado do exército alemão que pedia por um fim rápido para a guerra. E, tragicamente, para ele realmente foi um fim rápido: morreu em 1915 na fronteira do Leste, aos 28 anos. Sua obra “Música para Sete Instrumentos de Cordas” está estilisticamente em algum lugar entre o Romantismo tardio e a era moderna. Rudi Stephan escreveu essa obra aos 24 anos. Neste festival, esse trabalho até então muito pouco executado surpreendeu a todos os presentes.

O pianista Herbert Schuch se juntou a Florian Donderer e Sarah Christian no violino; Elisabeth Kufferath na viola; Gustav Rivinius no violoncelo; Edicson Ruiz no contrabaixo e Jana Bouskova na harpa, em “Música para Sete Instrumentos de Corda”, de Rudi Stephan.

O programa também apresentou a música de câmara de Mozart e Dvorak.

Ouça a Rádio MEC FM:

 

Não perca! Concertos Deutsche Welle vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM.

Tags:  Rudi Stephan

Criado em 15/03/2018 - 15:00 - Episódio Concertos Deutsche Welle 17/03/2018

Mais do programa