No próximo dia 6 será reexibido o 1º Congresso Nacional de Acessibilidade. Na primeira exibição, mais de 50 mil pessoas assistiram aos debates, e outras milhares solicitaram a reexibição. O evento é online, mas será transmitido ao vivo para salas de aula de universidades de Portugal, Argentina e Chile.
Confira também: Projeto prevê mais acessibilidade no esporte para pessoas com deficiência
A consultora de acessibilidade e inclusão e idealizadora do congresso, Dolores Afonso, conta que o evento é um sonho que nasceu da necessidade que se observa na falta de acesso à informação.
Segundo ela, o Brasil tem 46 milhões de pessoas com deficiência, mas a falta de acesso à informação é grande em várias áreas como educação, cultura, mercado de trabalho, "além claro, das dificuldades de mobilidade que o país inteiro enfrenta, como calçadas com problemas e transporte público", conta.
Ela conta que o congresso visa atender os diversos públicos da sociedade, em especial as pessoas com deficiência, mostrando para elas tudo que podem alcançar: "superar barreiras e limitações e buscar junto aos educadores, instituições de ensino e empresas mostrar que o profissional com deficência tem tanta capacidade quanto qualquer outro".
Confira esta entrevista sobre o assunto ao programa Revista Brasil, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.