Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer de mama e ovários podem ser detectados por teste genético

Teste necessita de indicação precisa para realização e não é

Segundo a médica geneticista Michele Migliavacca, os testes que identificam chances de desenvolver câncer nas mamas ou ovários já estão disponíveis no país, mas infelizmente ainda não na rede pública.

 

O teste genético é feito da mesma forma que um exame de sangue comum. O DNA é extraído de células do sangue e se faz o sequenciamento e as possíveis mutações nesses genes.

 

A médica explica que o DNA é toda a informação sobre o corpo humano. Todas as células do corpo possuem DNA como se fosse uma fita escrita todas as informações. Atualmente, a genética consegue abrir esta "fita" e ler a sequência e identificar as mutações.

 

A geneticista informa que o exame não é para a população geral como um rastreio. A grande maioria dos cânceres é esporádico e apenas uma pequena porcentagem é hereditário. Então, o câncer de mama, por exemplo, quando atinge pessoas mais jovens, pode suspeitar que é hereditário.

 

A oncogeneticista é o único profissional que pode orientar e avaliar se o paciente pode realizar o teste ou não. Ela ainda pesquisa sobe o histórico familiar e a partir daí indica ou não a realização do teste.

 

A atriz Angelina Jolie, realizou o teste genético e foi constado que ela possuía mutação nos genes específicos para câncer de mama e de ovários, e por isso, decidiu pela retirada dos ovários.

 

Entenda mais sobre o assunto nesta entrevista ao programa Cotidiano.

 

Ouça mais:

Desafios do mercado de trabalho para quem já passou dos 40 anos

 

Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação da jornalista Luiza Inez.



Criado em 01/04/2015 - 19:16 e atualizado em 01/04/2015 - 16:16