Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Dr. Bactéria” responde sobre curiosidades do mundo dos microrganismos

Ele fala da contaminação de banheiro, computador, bolsas,

O biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como “Dr. Bactéria”, foi o entrevistado desta quarta-feira (20) do programa Cotidiano. Ele falou sobre curiosidades do mundo dos microrganismos.

 

O biomédico esclarece que cerca de 90% do nosso corpo é formado por germes, mas a maior parte são do “bem” e ficam em órgãos externos como pele, boca, intestino, nas mãos. “Dentro dos órgãos internos não tem nenhuma bactéria, senão você teria uma infecção”, diz o Dr. Bactéria.

 

Roberto Martins alerta que as bactérias agem como defesa do organismo. “A quantidade de bactérias é tão grande, tão grande, que elas não permitem que bactérias patogênicas entrem”, afirma.

 

O Dr. Bactéria alerta que é automedicação e o uso desnecessário de antibióticos pode matar esses organismos de defesa.

 

Certo ou errado

 

O biomédico respondeu perguntas da apresentadora Rejane Limaverde, como a de que o gelo utilizado nas bebidas em fast foods, restaurantes é mais contaminado que água dos vasos sanitários desses mesmos locais.

 

De acordo com o Dr. Bactéria, a afirmação está “certíssima”. “Nós fizemos uma pesquisa, até para comprovar uma já realizada nos Estados Unidos. Descobrimos que 70%, 80%, das lanchonetes fast food de shopping, o gelo é mais contaminado que a própria água do vaso sanitário.”

 

Na entrevista o Dr. Bactéria também fala sobre contaminação de aparelhos de secar a mão disponíveis em alguns shoppings de banheiro, bolsas, interruptores de energia e botão de elevador. Também responde perguntas como onde encontramos mais bactérias no piso do banheiro ou na tampa do vaso sanitário e dá dicas de limpeza.

 

Para ouvir, basta clicar no player no topo da matéria!

 

O Cotidiano vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 14h as 15h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Rejane Limaverde.

 

Ouça também: Conheça o perigo de tratar queimaduras domésticas de forma caseira



Criado em 21/05/2015 - 12:23 e atualizado em 21/05/2015 - 11:25