Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Mais Acesso à Saúde Ocular é debatido em fórum no Congresso

Debate foi realizado nessa quinta-feira (7), data em que se comemora o

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizou, no dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia do Oftalmologista, um fórum para debater o projeto Mais Acesso à Saúde Ocular. O fórum tem como objetivo ampliar a cobertura do atendimento oftalmológico no país.

 

Embora o nosso número de especialistas seja muito superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), temos, atualmente, 1,2 milhão de cegos, dos quais 60% — ou 700 mil, em valores absolutos — estão nessa condição por conta de problemas que poderiam ser evitados ou revertidos.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou o ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e coordenador do Fórum Nacional de Saúde Ocular, Marcos Ávila, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre o projeto Mais Acesso à Saúde e traz um balanço do fórum realizado pelo órgão.

 

Marcos Ávila explicou que o projeto é do conselho que representa os 17 mil médicos oftalmologista do Brasil para melhorar o acesso das pessoas à rede pública de atendimento oftalmológico. Trata-se de um conjunto de medidas dentre as quais estão a formação de um novo médico mais voltado para a oftalmologia comunitária, a hierarquização de procedimentos e a abertura de novos serviços para facilitar o acesso da população geral aos cuidados com a saúde dos olhos.

 

Confira outras edições do programa Cotidiano aqui

 

O médico oftalmologista citou o glaucoma e o diabetes (retinopatia diabética) como doenças que poderiam ser descobertas e tratadas, evitando a cegueira. Ele também fez um alerta para a cegueira infantil, principalmente em crianças do Ensino Fundamental que, segundo o médico, devem fazer sua primeira consulta oftalmológica até 5 anos.

 

As principais causas de cegueira infantil no país são ambliopia, ou olho preguiçoso, que descobertas a tempo têm cura.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Cotidiano e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14 horas, na Rádio Nacional AM de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 08/05/2015 - 12:46 e atualizado em 08/05/2015 - 11:23