Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil desperdiça cerca de 10% de energia elétrica, diz especialista

A Abesco alerta que a indústria brasileira é a maior responsável pelo

A energia é um insumo básico importante e fator de custo para a indústria em geral e, se mal administrada, pode atingir até 60% do preço final da produção.

 

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) alerta que a indústria é o setor com maior potencial para geração de riqueza na economia. No entanto, seja por falta de informação ou linhas de financiamento adequadas, é também o que mais desperdiça energia no Brasil.

 

A Abesco dá dicas sobre como economizar nos quatro principais sistemas e usos finais de energia para o segmento.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o diretor da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), José Starosta, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre como economizar energia.

 

José Starosta explicou que os brasileiros ainda estão aprendendo a economizar energia e que a tecnologia está chegando já há algum tempo nas indústrias que têm a preocupação de ser sustentáveis, de reduzirem suas contas, de melhorarem seus processos.

 

Confira outras edições do Revista Brasil aqui

 

“O Brasil desperdiça mais ou menos 10% do que consome. Isto dá para a gente uma demanda equivalente a uma Usina de Belo Monte. Especificamente na indústria, que é um grande consumidor de energia, em torno de 30%, ela tem um potencial de redução de 10% desses 30%”, disse.

 

Cada setor tem a sua fatia de consumo e a sua fatia interna de potencial de redução. Na opinião de José Starosta, o vilão do desperdício é o ar comprimido e seguido pelas caldeiras aquecimento com combustíveis fósseis.

 

Starosta enfatizou que os 10% de desperdício de energia no país é muita coisa, isso porque nossa cultura é de desperdício.

 

“Nós nascemos com desperdício e temos que mudar esse paradigma”, ressaltou.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 27/05/2015 - 13:05 e atualizado em 27/05/2015 - 10:54

Mais do programa