Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia de Luta Contra a Aids: Cotidiano lembra a importância da prevenção

Como é transmitida, como prevenir, como o Brasil está em relação à

Nesta terça- feira (1º) Dia de Luta Contra a Aids, o Cotidiano lembra a importância da prevenção e como o Brasil está em relação à doença. O Ministério da Saúde anunciou uma queda de 4,4% do número de infectados com aids no Brasil, em 2014, mas o número de jovens, com idade entre 15 e 24 anos infectados preocupa, porque o crescimento de novos casos é de 36,5%, nos últimos 10 anos. Sobre o assunto, o Cotidiano ouviu a especialista na área, a médica Naíra Bicudo.

 

Ela diz que a aids é uma doença causada por um vírus que existe no mundo inteiro, e que transmite de uma pessoa para outra, por meio da relação sexual sem preservativo, contato com o sangue de outros ou com a placenta da mãe que pode ser na gestação, amamentação ou durante o parto.

 

Naíra Bicudo explica que para prevenir tem que haver uma barreira nessas vias de transmissão, com preservativos nas relações sexuais, não ter contato com o sangue de outros, não compartilhar seringas, nem materiais perfuro-cortantes que podem conter sangue de outra pessoa e, no caso de gravidez, a mulher deve ter acompanhamento pré-natal, fazer todos os exames e se for positivo para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tem que tomar a medicação durante a gestação, durante o parto e a criança depois do parto. 

 

Saiba mais sobre a prevenção da Aids nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Dia Mundial de Combate à Aids: ong em Brasília ajuda crianças com o vírus

Perdemos o medo da Aids?

Criado em 01/12/2015 - 18:26 e atualizado em 01/12/2015 - 16:25