Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ABIR anuncia que não direcionará mais publicidade a crianças

As 51 empresas da Associação Brasileira das Indústrias de

A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) anunciou que não fará mais publicidade direcionada para crianças. A Associação é composta por 51 empresas que farão parte desse processo de autorregulamentação. O entendimento da ABIR é que a responsabilidade sobre o que o filho deve consumir deve ser dos pais e não das crianças.

 

O programa Cotidiano conversou com o Dr. Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos que investe em projetos que beneficiam a infância. Um desses  projetos é o Criança e Consumo que busca divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças.

 

Pedro explica que essa é uma conquista muito importante. O Instituto Alana atua nesse tema há 10 e pede às empresas que façam uma comunicação mercadológica de forma mais ética e justa, que respeite os direitos da criança. A publicidade que fala diretamente com a criança é abusiva, antiética e ilegal, porque se aproveita da vulnerabilidade da criança para vender um produto ou serviço. No caso de refrigerantes e produtos alimentícios com alto teor de sal, gordura e açúcar ainda é preciso considerar as consequências para o aumento das taxas de obesidade.

 

A adoção dessa política significa um maior respeito pelos direitos da criança e essa manifestação pública estabelece um novo paradigma. A nota a imprensa publicada pela ABIR também propõe que se pare de vender refrigerantes dentro das escolas, outro passo importante para combater o aumento nas taxas de obesidade no Brasil.

 

Para conferir mais informações sobre esse e outros avanços nos direitos da criança no que diz respeito a publicidade, escute a entrevista de Luiza Inez Vilela no programa Cotidiano da Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 15/03/2016 - 22:06 e atualizado em 15/03/2016 - 19:04