Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais os reais malefícios do açúcar: mitos e verdades

Gordura saturada não é pior do que o açúcar para o coração

O Cotidiano entrevisou nesta terça-feira (20), o médico pós-graduado em Nutrologia e Endocrinologia, Mohamad Barakat, para falar sobre o uso do açúcar e quais os riscos para a saúde. Ele começa dizendo que o açúcar em excesso não faz bem para a saúde, mas antes disso, a classe científica demonizou a gordura saturada por mais de cinco décadas.

 

Sendo assim, a indústria alimentícia se aproveitou muito dessa oportunidade e encheu o mercado de produtos industrializados enriquecidos com açúcar e farinha branca e essa "farinha branca é tão açúcar quanto o açúcar branco". Ele salienta ainda que os produtos cheios de farináceos e de açúcar provocam um pico de insulina.

 

Mohamad Barakat disse ainda que a gordura saturada aumenta o colesterol, mas o aumento do colesterol não é nocivo à saúde, porque há dois tipos de coleterol ruim (LDL): o subtipo A e o subtipo B. O subtipo A é o que vem da manteiga, do ovo e da carne, mas não entope as artérias. Já o subtipo B do LDL é  responsável por obstruir as artérias e gerar as doenças cardiovasculares.

 

Entenda o assunto, clicando no player acima.



Criado em 20/09/2016 - 20:27 e atualizado em 20/09/2016 - 17:32