Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como funciona a escrita Braile

Braile é o sistema natural de escrita e leitura utilizado por pessoas

O Cotidiano convidou Regina Oliveira, membro do Conselho Ibero-Americano e do Conselho Mundial do Braile e coordenadora de Revisão do Material em Braile da Fundação Dorina Nowil, para falar sobre a escrita Braile. Ela é cega desde os 7 anos de idade.

 

Segundo ela, o Braile é o sistema natural de escrita e leitura utilizado por pessoas cegas em todo o mundo. É baseado numa matriz de seis pontos e a partir desses seis pontos é possível fazer 63 combinações diferentes. Essas combinações representam os diferentes alfabetos, numeração, sinais de matemática, química, física, informática, fonética, música, permitindo identificar a escrita com o toque do dedo indicador.

 

Louis Braile é o inventor da escrita Braile. Ele nasceu na França, em 1809, e ficou cego aos cinco anos, após um acidente na oficina do pai. Aos 10 anos de idade foi levado para Paris onde teve contato com um sistema desenvolvido para facilitar a comunicação noturna com os soldados. E apenas alguns anos depois, em 1825, Louis Braile apresentou a primeira versão desse sistema.

 

Ouça a entrevista no player acima.

 

 



Criado em 04/01/2017 - 19:11 e atualizado em 04/01/2017 - 18:20