Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda polêmica sobre o projeto da terceirização

Na área trabalhista, a CUT é contra e a Força Sindical é a favor

No Em Conta de desta quarta-feira (8) você fica sabendo os detalhes do PL 4330/04  que está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados. O projeto de lei regulamenta a contratação dos chamados “terceirizados” que representam 15% da força atual de trabalho, concentrados no setor de serviços, este responsável por quase 65% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país.

 

As informações são do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), Edgar Segato Neto, convidado da Entrevista de Valor de hoje.

 

Representante patronal, Segato Neto defende a aprovação do projeto. Ele diz que a regulamentação garante os direitos trabalhistas dos terceirizados, inclusive quando a empresa contratante “quebrar”. Neste caso, lembra ele, a empresa que contrata os serviços, fica responsável pelo pagamento das dívidas trabalhistas.

 

Ouça outras edições do Em Conta

 

Na parte contrária, inclusive com manifestações nas principais capitais, existe o temor com a mudança da contratação da mão de obra terceirizada, até agora permitida apenas para a área meio. Com a regulamentação, se for aprovada, a área fim também poderia ser contratada pelo sistema terceirizado. Na área trabalhista, a CUT é contra e a Força Sindical é a favor.

 

Por isso, o Em Conta de hoje se concentra neste tão debatido assunto da contratação de mão de obra terceirizada, tanto na parte dos que defendem as mudanças quanto na dos que são contra as medidas que estão sendo votadas na Câmara dos Deputados, com informações dos repórteres Paulo Henrique Moreira, da TV Brasil, e Priscila Mazenotti, do Radiojornalismo da EBC.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br 



Criado em 08/04/2015 - 11:01 e atualizado em 08/04/2015 - 14:25