Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tocantins lança programa de uso consciente da energia elétrica

O Projeto Nossa Energia também vai trocar, de graça, lâmpadas antigas

O presidente da Energisa Tocantins, Riberto Barbanera, é o convidado do nosso Em Conta desta sexta-feira (28) na Entrevista de Valor. Ele fala do Projeto Nossa Energia, do Tocantins, que vai disponibilizar um caminhão equipado com experimentos de energia que passará por 34 municípios com a intenção de “ensinar a usar energia elétrica de forma consciente, sem desperdício e com segurança.”

 

Ouça também:

 

Energia solar: uma ótima forma de reduzir a conta de eletricidade

 

Sobre a situação crítica a que chegou o setor elétrico, por causa da crise hídrica, em 2014, o presidente da Energia Tocantins, Riberto Barbanera, acredita no seguinte:

 

“Com os programas de incentivo ao uso consciente, às reduções de consumo,  a própria desaceleração econômica, fez com que isso chegasse a um patamar melhor e agora, chegando a época de chuvas aí, a nossa expectativa é  que isso possa ser normalizado definitivamente, afastando qualquer risco de falta de energia”.

 

A entrevista já pode ser ouvida no player acima ou ser baixada para ouvir depois.

 

Mesmo com a esperança de normalização, o presidente da Energisa Tocantins apresenta alguns conselhos práticos que, aliás, podem ser usados pelos ouvintes de qualquer parte do país, tipo:

 

1 - Uso racional do chuveiro elétrico. Acabou o tempo em que se podia cantar durante o banho.

2 -  Apesar de já estar proibida a venda, passou da hora de trocar as lâmpadas incandescentes.

3 -  Na geladeira, mesmo a nova, prestar atenção se a borracha está isolado de fato a entrada de ar.

4 - A mesma coisa com quem usar ar refrigerado, porque o consumo de energia aumenta se a janela, por exemplo, não estiver bem fechada.

5 -  E o mais importante de tudo, que será ensinado no Projeto Nossa Energia. Aprenda a ler o relógio de luz da sua casa, todo dia, acompanhando o aumento do consumo.

 

Para ter uma ideia geral de como coisas simples podem diminuir a sua conta de luz, acesse a página da Energisa Tocantins, clicando aqui.

 

Por outro lado, o Em Conta de hoje também destaca o que o IBGE acaba de anunciar oficialmente, ou seja, outro recuo trimestral do nosso Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no período, no caso, nos meses de abril, maio e junho. Como o Banco Central já havia previsto, a economia brasileira recuou -1,9% com relação ao primeiro trimestre (janeiro, fevereiro e março), quando houve recuo de -0,7%.

 

A queda do PIB é de -2,6% se comparar com o PIB do segundo trimestre de 2014. Se pegar o acumulado neste ano, recuo de -2,1%. Neste segundo trimestre, as maiores quedas da economia foram nos setores industrial (-4,3% ou -8.4%, se for só na construção civil) e agropecuário, com recuo de -2,7%.

 

Conheça os detalhes no informe oficial do IBGE. Acesse por aqui.

 

Enquanto isso, a repórter Priscila Mazenotti explica melhor a conversa que tomou conta nessa quinta-feira (27), em Brasília, sobre a possibilidade, ou não, do governo voltar a cobrar o “imposto sobre o cheque”, que era a CPMF, que poderia voltar com outro nome. Tire a dúvida logo mais.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 28/08/2015 - 13:12 e atualizado em 31/08/2015 - 08:18