O Em Conta desta quarta-feira (16) se concentra na medida mais discutida entre as anunciadas pelo governo para aumentar receitas e cortar gastos. Trata-se da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), criada em 1993 e que funcionou até 2007, destinada, na maior parte do tempo, a arrecadar recursos para financiar a Saúde. A nova CPMF, que precisa antes ser aprovada pelo Congresso Nacional, deverá ter seus recursos estimados em R$ 30 bilhões, destinados a cobrir parte do deficit na Previdência Social.
Trocando em Miúdo: conheça o que significa a CPMF, que na verdade vai continuar cobrando, desta vez, 0,20%, segundo a proposta anunciada pelo governo, em cima dos saques em dinheiro, transferências, pagamento de fatura de cartão de crédito, pagamento de faturas via boleto e outras movimentações financeiras feitas em bancos.
Saiba mais:
Ajuste fiscal: Entenda o que é a CPMF e como funciona a cobrança da taxa
O Em Conta também aborda a questão do CPMF vista pelo Congresso Nacional,onde deverá ser discutida, modificada e votada, através da reportagem de Janary Junior, da Rádio Câmara. Pela reportagem de Paulo Leite, da TV Brasil, a gente sabe das reações, favoráveis ou contrárias ao imposto que é fácil de cobrar porque é automático, nos bancos, que repassam para o governo.
O repórter Lucas Pordeus Leon, da Agência Brasil, também dá outros detalhes da repercussão em cima do anúncio da volta da CPMF, o mesmo acontecendo com a repórter Kátia Rodrigues que, em São Paulo, ouviu o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
Para terminar este Em Conta, que pode ser ouvido no player acima, inclusive baixado para seu computador, a gente ouve a coordenadora do Proteste, Maria Inês Dolci, sobre o que mais o imposto representa na vida do consumidor, que se encontra muito endividado.
O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br