Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imposto de Renda: malha fina nem sempre representa risco

Porém, segundo especialista tributário, pequenos cuidados evitam que o

O convidado na Entrevista de Valor do Em Conta desta quarta-feira (27) é o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Wellington Motta, que mais uma vez tira muitas dúvidas dos nossos ouvintes em cima da declaração anual do Imposto de Renda, tão logo passe o Carnaval. Aliás, o nosso e-mail para quem quiser tirar dúvidas é o emconta@ebc.com.br.

 

No caso de hoje, para na verdade ir “esquentando os tamborins”, a gente começa com a temida “malha fina” da Receita Federal, que em 2015 reteve 617.695 declarações pelos mais diversos motivos, alguns bem simples e que podiam ter sido resolvidos antes, pela internet, segundo o nosso entrevistado.

 

Ouça também:

 

Receita Federal cria malha fina para empresas

 

“Muitas pessoas temem a malha fina, mas, na maioria dos casos, não apresenta risco, nem aumento de imposto e muito menos diminuição, isto na maioria dos casos. A malha fina nada mais é do que a divergência, a discrepância de informações”.

 

O analista tributário Wellington Motta citou como exemplo de um caso típico em que o contribuinte pode até cair na malha fina o erro na colocação dos centavos de um pagamento ou mesmo do salário. Deve-se corrigir o erro, mesmo depois da declaração. É só acompanhar pela página da Receita.

 

“Mas a gente pode sim citar alguns casos em que pode aumentar o imposto a pagar, por exemplo, se colocar o filho, de até 24 anos, que estiver estudando, como dependente. Mas se ele já estiver fazendo um estágio, tem que declarar a renda dele, mesmo que seja pequena, porque vai ter cruzamento dos dados da empresa onde ele estagia e os dados da sua declaração, onde ele é colocado como dependente”.

 

Para saber mais cuidados para não cair na “malha fina” do Imposto de Renda, escute a entrevista no player acima e aguarde a próxima, com o que a pessoa já pode ir separando para a declaração, ainda que a Receita Federal não tenha divulgado as normas para este ano e nem reajustado a tabela de correção do imposto.

 

Já o Trocando em Miúdo explica alguns detalhes da nova lei de Repatriação de Bens existentes no exterior e que não foram declarados aqui no Brasil.

 

Este Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Obrigado pela sua boa companhia!



Criado em 27/01/2016 - 12:04 e atualizado em 27/01/2016 - 10:08