Depois da aprovação do relatório, na Câmara dos Deputados, pedindo abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma, a ser entregue ao Senado Federal, o Em Conta de hoje(18) conversa sobre a situação do consumidor, em geral, diante da crise na economia, somado aos problemas na política.
Primeiro, a repórter Kariane Costa, do Radiojornalismo da EBC, informa quais são os próximos passos deste processo de impeachment, no Senado Federal, que recebe o relatório nesta segunda-feira(18), quando será lido o relatório. A previsão é de dar andamento ao processo no Senado amanhã(19).
Na sequência, na Entrevista de Valor deste Em Conta, a convidada é a coordenadora institucional do Proteste-Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. O primeiro conselho dela é para que as pessoas “continuem com o pé no freio, na hora de consumir.” Ela alerta que “pode haver um pouco de esperança mas o processo todo de recuperação da economia é lento”.
Maria Inês Dolci recomenda ao consumidor não cair numa “euforia” em função das últimas notícias na parte política e diz que ele deve continuar procurando produtos mais baratos, trocando de marcas e “tirando o pé do acelerador do consumo”. Mas ela aceita que “dessa crise econômica e política temos que extrair algumas propostas para que o consumidor seja menos prejudicado.”
Entre os pontos relativos ao consumidor que um possível novo governo, mesmo que provisório, pode atacar, a coordenadora do Proteste cita os casos da internet controlada na telefonia fixa, a lei da Olimpíada, maior responsabilidade dos bancos na hora de conceder créditos, não limitar direitos dos passageiros de avião, e abolir de vez as bandeiras na conta de luz.
Para ouvir a entrevista por inteiro, clique no player acima.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz..
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.
Aprovada abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff, na Câmara