Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: Bélgica

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 25/11/2022 - 07:00

A equipe de futebol da Bélgica que participa da Copa de 2022 promete se colocar junto à elite do futebol mundial. Seus destaques são o meio-campistas Eden Hazard e Kevin de Bruyne, grande aposta desta seleção. 

Mas aqui, em nossa seleção musical, nossos craques são César Franck, Eugène Ysaÿe e "Django" Reinhardt.

César Franck, o primeiro craque de nossa seleção belga, foi organista e compositor. Aos 15 anos, foi para Paris continuar seus estudos em música. Em 1872, tornou-se professor do Conservatório de Paris, e naturalizou-se francês no ano seguinte.  

O segundo craque desta seleção belga é o violinista, compositor e maestro Eugène Ysaÿe. Ysaÿe, chamado por alguns de "o rei do violino", começou a estudar seu instrumento aos cinco anos, com seu pai. Aos sete, já cursava o Conservatório de Liège. Muitos foram os compositores que dedicaram obras a ele. Nesta lista estão Claude Debussy, Camille Saint-Saëns e César Franck.

Das cordas do violino de Eugène Ysaÿe, saltamos em direção à outras cordas: as da guitarra de "Django" Reinhardt.

"Django" Reinhardt, guitarrista de jazz belga de origem cigana, é considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. Django é um dos primeiros músicos não negros a tocar jazz. Nascido na Bélgica, Django começou a tocar banjo na noite de Paris. Posteriormente fez sucesso com o Quintette du Hot Club de France. 

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 25/11/2022 - 07:00

Mais do programa