Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: EUA

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 21/11/2022 - 07:05

Terra dos livres e lar dos bravos, os Estados Unidos da América do Norte foram destino cobiçado e sonhado por pessoas de várias partes do mundo, que viam na terra nova uma oportunidade de recomeçar a vida.

Curiosamente, foi nesse espírito multinacional, que os norte-americanos disputaram a primeira Copa do Mundo, em 1930. O elenco de seu time era composto em sua maioria por jogadores estrangeiros.

No terreno das artes e da música, muitos foram os talentos de outras pátrias que escolheram os Estados Unidos como nova casa. Um dos primeiros a cruzar o oceano foi organista Charles Theodore Pachelbel, nos anos 1700.

As primeiras influências musicais de Copland foram Chopin, Debussy, Verdi, além de compositores russos. Em 1947 Copland recebeu uma encomenda do clarinetista Benny Goodman. Para ele escreveu seu Clarinet Concerto.
O próximo convocado de nossa escalação norte-americana é Erich Wolfgang Korngold. Compositor austríaco naturalizado norte-americano, Korngold  mudou-se, em 1934,  para Hollywood, e passou a compor músicas para o cinema. Algumas de suas trilhas tornaram seu nome famoso nos Estados Unidos.

O último filme da  Warner Brothers a ter uma trilha sua foi 'Escape me never', lançado em 1947. 

Nosso último convocado nesta seleção dos Estados Unidos é George Gershwin. Segundo de quatro filhos de pais judeus russos, Gershwin, assim como Korngold, também compôs trilhas para filmes, além de musicais, peças para piano solo e obras orquestrais, uma de suas mais conhecidas composições: Rhapsody in Blue. Aqui, com a Filarmônica de Los Angeles, sob a regência de Leonard Bernstein. 

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 21/11/2022 - 07:05

Mais do programa