Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: França

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 23/11/2022 - 07:10

Alguns nomes franceses podem causar comoção. Para os brasileiros fãs de futebol, o nome de Zinedine Zidane talvez traga más lembranças. O autor de dois dos três gols que tiraram a vitória do Brasil na Copa de 1998, é um dos grandes nomes do futebol francês, ao lado de Just Fontaine e Michel Platini.

Mas, para os fãs da música clássica, outros tipos de emoção podem ser despertadas ao som de nomes como: Hector Berlioz, Georges Bizet, Camile Saint-Saens, Cesar Frank, Olivier Messiaen, Darius Milhaud, Francis Poulenc, Maurice Ravel … a lista é longa, e são muitos os franceses que fizeram história no terreno da música. Começamos esta nossa breve seleção musical da França convocando um craque francês do século 14: Guilhaume de Machaut.

Machaut foi um compositor e poeta considerado o principal expoente da chamada ars nova. Começou compondo no estilo do século anterior, chamado ars antiqua, mas logo mudou seu estilo de composição, principalmente depois que Philippe de Vitry teoriza sobre a ars nova. 

De Guilhaume Machaut, o impulsionador da música dos séculos vindouros, avançamos no tempo para convocar nosso segundo "craque" francês: Claude Debussy. Sua música inovadora foi capaz de catalisar diversos movimentos musicais em outros países, influenciando compositores como Béla Bartók, Manuel de Falla e Heitor Villa-Lobos. 

Claude Debussy passa a bola para o último convocado desta nossa seleção francesa: Pierre Boulez. 

Pierre Boulez estudou matemática antes de se dedicar à música no Conservatório de Paris, então dirigido por Olivier Messiaen. Mais tarde se dedica ao estudo do dodecafonismo. Sua obra-prima, Le marteau sans maître para conjunto e voz, é considerada uma síntese de muitas correntes na música moderna.

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 23/11/2022 - 07:10

Mais do programa