Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial da Rádio Nacional conta a trajetória da artista Gal Costa

A diva baiana escreveu sua história na música popular brasileira de forma genial

Especiais

No AR em 15/01/2023 - 12:54

Gal Costa nasceu em Salvador em 1945, batizada de Maria das Graças Penna Burgos, segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, que conta de forma detalhada sua trajetória premiada na música nacional.

Fã de bossa nova desde a adolescência, Gal fez seu primeiro show em 1964, na inauguração do Teatro Vila Velha, na capital baiana, já ao lado de nomes que lhe fariam companhia ao longo da carreira, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé.

Seu primeiro LP, Domingo, foi gravado em 1967, ao lado de Caetano Veloso e com produção de Dori Caymmi. Quando seu primeiro álbum individual foi lançado, em 1969, Gal já havia gravado sucessos icônicos de sua carreira, como Divino Maravilhoso, apresentado no IV Festival de Música Popular Brasileira, e Baby, que fez parte do LP Tropicália.

Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, Gal Costa marcou com sua voz composições de grandes nomes da música brasileira, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Festa do Interior, de Abel Silva e Moraes Moreira, Sonho meu, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, Pérola Negra, de Luís Melodia, e Chuva de Prata, de Ed Wilson e Ronaldo Basto.

Confira toda a trajetória de Gal Costa neste Especial da Rádio Nacional.

Apresentação: Glaucia Araujo
Pesquisa e Roteiro: Cesar Faccioli
Montagem e sonoplastia: Lucas Alexandre
Coordenação de Produção: Cintia Cruz

Criado em 15/01/2023 - 12:54

Mais do programa