Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC: confira os destaques para o fim de semana

Anote já na sua agenda!

Especiais Rádio MEC

No AR em 16/03/2023 - 16:34

No sábado (18) ao meio-dia, o terceiro episódio da nova temporada de Blim-Blem-Blom exibe uma entrevista com a cravista Rosana Lanzelotte, que interpreta obras de Bach, Haydn e José Maurício Nunes Garcia. No 'Radinho MEC' - nova dramaturgia do programa -, o cravo da convidada vai parar em outro bairro e fica a dúvida se ela vai conseguir se apresentar. Criado pelo pianista e produtor Tim Rescala, o Blim-Blem-Blom expõe a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil.

Mais tarde, às 15h, o Plateia traz o show do grupo vocal e percussivo Ordinarius, formado por Augusto Ordine, Maíra Martins, Beatriz Coimbra, Fabiano Salek, Matias Correia e Antonia Medeiros. O espetáculo aconteceu no dia 4 de março, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, abrindo a temporada de 2023 do teatro. 

Já no domingo, o programa Áurea Música apresenta, às 6h, uma seleção de peças vocais e instrumentais de Lully, Walther, Vivaldi, Telemann, Bach, entre outros compositores dos períodos medieval, renascentista e barroco.

Em seguida, às 7h, o Som Infinito destaca a música sacra medieval de tradição polonesa, composta para a celebração dos ritos quaresmais. São obras litúrgicas, destinadas para execução dentro das igrejas, e outras de cunho mais popular, cantadas durante procissões e outras paraliturgias. Neste raro repertório, estão incluídas as peças "Tenebrae Factae Sunt", cantada em latim, e "Pobre Judas", interpretada em polonês pelo conjunto vocal Jerycho, que atua sob a direção de Bartosz Izbicki. 

Na parte da tarde, às 15h, o Ópera Completa segue com a edição especial do Metropolitan Opera House, de Nova Iorque. Durante a atração da emissora pública, os ouvintes conferem a ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, apresentada em 7 de março, com as vozes de Angel Blue, Dmytro Popov e Artur Ruciński, e regência de Nicola Luisotti.

Às 19h, o programa Música e Músicos do Brasil celebra os 160 anos de nascimento do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth. Ao longo da transmissão, estão em destaque a trajetória e as principais obras do artista considerado um dos grandes nomes do maxixe.

Mais tarde, às 21h, a MEC leva ao ar o Circular Brasil, série que traz um panorama da música instrumental feita em todo o território nacional. A produção deste domingo apresenta o disco do saudoso compositor brasileiro Waltel Branco, lançado em 1966: “Waltel Branco Plays Henry Mancini - Samba Style”. Depois, o programa destaca um disco do também saudoso violonista Rafael Rabello interpretando a obra de Dilermando Reis, um dos grandes compositores brasileiros para o violão. A atração exibe ainda “Vertical”, um lançamento bem mais recente do acordeonista Bebê Kramer.

Ouça ao vivo no player abaixo:

Criado em 16/03/2023 - 16:34

Mais do programa