Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Identidade Ancestral: ouça o 11º episódio da série

Podcast da Rádio Nacional da Amazônia debate o uso das tecnologias pelos povos indígenas

Assinar podcast

Especiais

No AR em 13/01/2024 - 11:00

Rádio Nacional da Amazônia traz o décimo primeiro episódio do especial Identidade Ancestral, que aborda o uso das tecnologias pelos povos indígenas.

A tecnologia está cada vez mais presente nas aldeias e nas comunidades indígenas. Segundo Enoque Marubo, do povo Marubo, presidente da Associação Kapyvanaway - que faz um trabalho de levar internet para comunidades indígenas do Vale do Javari -, a tecnologia mudou a forma dos indígenas se comunicarem: "A internet, ela só diminui o espaço. Quando eu falo diminuir o espaço, é no sentido de eles estarem conosco. A partir do momento que eu quero trazer algum tipo de ação dentro das comunidades, ou demanda deles, eu falo diretamente com eles através da internet e isso aproxima".

Anaya Suya, do povo Suya, conta sobre como o monitoramento dos territórios é feita a partir das novas tecnologias: "Antes a gente ia de barco, né, pra poder fazer esse monitoramento territorial. E hoje em dia a gente tem essa tecnologia, né? Que é o drone. Ela vem facilitando essa questão, né? De que a gente pode estar subindo o drone para poder estar vendo o que está acontecendo". Anaya conta que, além de drones, sua comunidade também recorre ao GPS para observar avanço de desmatamento e a presença de invasores no território.

A tecnologia também revolucionou o acesso ao ensino e o contato com o chamado "mundo externo", em uma via de mão dupla: tanto para os indígenas transmitirem a tradição, seus saberes ancestrais e sua cultura para a sociedade não-indígena, quanto para levarem para as aldeias informações que transformam suas realidades e seu dia a dia. 

Ouça no player acima o episódio na íntegra. 

Em formato de podcast, a primeira temporada do Identidade Ancestral contou com 13 episódios, que estão disponíveis site das Rádios EBC (clique para ouvir). Os episódios falaram sobre os povos indígenas antes e em 1500, violência e resistência, demarcação de terras, retomada territorial, desintrusão, movimentos indígenas, indígenas na política, indígenas em contexto urbano, indígenas isolados ou sem contato, línguas indígenas, uso das tecnologias, influenciares e comunicadores indígenas e expressões artísticas dos povos indígenas.

 

Este episódio teve depoimentos de (por ordem alfabética):

Anaya Suya, do povo Suya, é formada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e faz parte da equipe de comunicação da Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), organização indígena que representa o interesse das comunidades do Parque Indígena do Xingu. Também é artesã.

Enoque Marubo pertence ao povo Marubo, do Vale do Javari - a segunda maior terra indígena do país. É cofundador e presidente da Associação Kapyvanaway do Vale do Javari, organização indígena que promove a defesa dos direitos, interesses e bem-estar do povo Marubo. 

 

Ficha técnica:

- Roteiro, produção, entrevistas e edição: Nathália Mendes

- Sonoplastia: Messias Melo

- Conceito: Tânia Cerqueira

- Trilha sonora: Marcus Viana

- Coordenação: Taiana Borges

Criado em 29/01/2024 - 14:41

Mais do programa