Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Terçol: descubra como evitar, sintomas e formas de tratamento

A oftalmologista Taís Saraiva explica por que ocorre a inflamação na

O Falando Francamente conversou com a oftalmologista Taís Saraiva sobre terçol, uma inflamação na pálpebra do olho próximo do cílio.

 

A médica explica que a má higienização das pálpebras, sujeira, resíduo de maquiagem e mãos sujas nos olhos podem causar terçol.

 

“Nas nossas pálpebras, próximo onde nascem os cílios, temos várias glândulas que produzem líquidos que fazem parte das lágrimas. Por algum motivo, essas glândulas ficam inflamadas e entopem, acumulando o líquido formando uma bolinha, o terçol”, explica a oftalmologista.

 

A doença não é contagiosa. O sintoma é uma pequena bolinha dolorida no olho, parecida com espinha. A recomendação é não tentar espremer o terçol. Para tentar amenizar a dor, o paciente pode fazer compressa com água morna e procurar o médico para o diagnóstico.

 

Em casos mais graves, a inflamação do terçol pode se transformar em calázio. Taís Saraiva explica que calázio é um pequeno tumor que precisa de cirurgia para ser removido.  

 

Clique no player acima para ouvir a íntegra da entrevista.

 

O programa Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 14/09/2016 - 17:38 e atualizado em 14/09/2016 - 15:26