Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca a estreia da Sinfonia Mathias, o Pintor

A obra é do compositor alemão Paul Hindemith

Harmonia

No AR em 12/03/2021 - 20:00

O Harmonia desta sexta-feira, 12 de março, destaca a estreia em 1934, da Sinfonia Mathias, o Pintor, do compositor alemão Paul Hindemith.

A obra é uma das peças orquestrais mais famosas de Hindemith e foi incorporada ou retrabalhada para a ópera com o mesmo nome, Mathias, o Pintor, também de Paul Hindemith.

A ópera fala sobre o pintor Mathias Grunewald, que viveu na época da Reforma Protestante e cuja obra, o Retábulo de Isenheim, inspirou vários artistas do século vinte.

O compositor Paul Hindemith escreveu a Sinfonia Mathias, o Pintor, em 1934, enquanto os planos para ópera estavam em seus estágios preliminares. Nessa ocasião, o maestro Wilhelm Furtwangler pediu a Hindemith uma obra para a nova turnê da Filarmônica de Berlim. Hindemith decidiu compor movimentos sinfônicos que poderiam servir como interlúdios instrumentais da ópera, ou para serem inseridos ou utilizados em diferentes cenas.

O Maestro Furtwangler e a Filarmônica de Berlim fizeram a primeira apresentação da Sinfonia Mathias o Pintor, de Hindemith, em Berlim, no dia 12 de março de 1934.

O Harmonia também apresenta mais duas peças de Paul Hindemith. O Concerto para Piano número 1, opus 36, e a Abertura Neues vom Tage, em português, Notícias do dia, uma ópera que satiriza a vida moderna.

Ouça a MEC FM:

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.
 

Tags:  Paul Hindemith

Criado em 11/03/2021 - 21:32

Mais do programa