Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jazz brasileiro contemporâneo ganha espaço no coletivo Um Jazz por Dia

Sarah Teodoro, idealizadora do projeto, falou ao Jazz Livre! e sugeriu o repertório para o programa

Jazz Livre!

No AR em 06/05/2017 - 11:26

O Coletivo Um Jazz por Dia é o projeto em destaque no Jazz Livre! desta terça-feira (09). A bióloga Sarah Teodoro, idealizadora do projeto, conversou sobre o jazz contemporâneo no Brasil e no mundo, e ainda sugeriu diversos artistas novos na cena musical brasileira.

Ao longo do programa, alguns artistas figuram na seleção musical realizada pelo projeto. Um deles é o pianista Amaro Freitas e seu disco de estreia "Sangue Negro". Outro grupo sugerido é a Nômade Orquestra. A big band foi formada em 2012, em São Paulo, e é composta por 10 músicos. O conjunto traz diferentes vertentes e expressões musicais como funk, jazz, dub, rock, afrobeat, hip-hop, música eletrônica, em seu trabalho fortemente autoral. Também está no repertório, o Mulambo Jazzagrário, projeto do multi-instrumentista já falecido Fernando Grilo. Seu trabalho experimenta uma sonoridade contemporânea e muito autoral, mas também utiliza elementos da música tradicional.

A cantora e compositora Tássia Reis também está no Jazz Livre! desta semana. Com grande parte do seu trabalho disponível na internet, ela lançou seu primeiro disco gratuitamente na rede, chamado "Outra Esfera". Cantando a violência de São Paulo, o empoderamento feminino e o caminhar do movimento negro, a musicista de 27 anos começou no hip-hop e segue os rumos do rap e flerta com o jazz.

A influência africana também se faz presente no jazz brasileiro. A premiada Orkestra Rumpilezz é resultado da união dos nomes dos tambores sagrados afrobrasileiros do candomblé: Rum, Rumpi e Lé. A big band é liderada pelo flautista, saxofonista, produtor musical, e arranjador Letieres Leite e foi fundada em 2006. Muitos percussionistas são candomblecistas e o repertório contempla o chamado "universo percussivo baiano". Nesta mesma linha, está o trabalho da moçambicana, Lenna Bahule, com o seu Bahule Quartet. O grupo produz um jazz cantado em línguas nativas moçambicanas.

Para terminar, estão no programa, ainda, o Otis Trio e o grupo Quartabê.

Jazz Livre! vai ao ar às terças-feiras, às 22h, na Rádio MEC AM e, às 23h, na Rádio MEC FM. Ouça ao vivo pelo player abaixo.

Para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o Whatsapp (21) 99710-0537 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.

Criado em 07/05/2017 - 08:00 - Episódio 09/05/2017

Mais do programa