Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a música do saxofonista Yuri Honing no Jazz Livre

O jazz de vanguarda que vem da Holanda é o destaque desta terça (21),

O Jazz Livre desta terça-feira (21) apresenta um pouco da música do saxofonista e compositor holandês Yuri Honing, que completou neste mês 50 anos. Ouça no programa músicas do CD "Alive", gravado ao vivo, e lançado em 2004, pelo Yuri Honing Trio, formado pelo artista no sax tenor, o baixista Tony Overwater e Joost Lijbaart, bateria.

 

Acompanhe também a música "Útuiklingssang" da importante figura para o free jazz: a pianista, compositora e organista americana, Carla Bley, que ano 2016 completa 80 anos. Carla ficou conhecida, entre outras músicas, por sua ópera jazz chamada "Escalator Over the Hill".  

 

Nascido no dia 6 de julho em 1965, Yuri Honing começou a tocar com o seu primeiro trio em 1990 que era formado pelo baixista Tony Overwater e o baterista Joost Lijbaart. Como nesta formação não existia nenhum instrumento de acordes, todos melódicos, os três músicos ganharam uma grande liberdade harmônica.

 

Em 1996, Honing teve um dos primeiros grandes sucessos com o disco “Star Tracks”. No álbum, ele gravou algumas canções pop e músicas dos grupos ABBA e The Police, além de outros, que ficaram populares na Holanda e Alemanha. Em outro álbum de 1999, Yuri também seguiu o mesmo caminho, desta vez com composições de Bjork, Blondie e outros nomes do cenário pop e rock.

 

Antes, em 1998, Honing lançou o CD “Playing”, em que ele toca junto com o veterano pianista Misha Mengelberg. São doze faixas de improvisos totalmente livres. Dois anos depois ele faz uma sequência deste projeto, agregando, como o terceiro improvisador, o violoncelista Ernst Reijseger, no Festival de Jazz do Mar do Norte, na Holanda.

 

Já em 2001, Honing encontra com Paul Bley, um dos grandes nomes do free jazz e grava o CD “Seven”, tendo além de Bley, ao piano, Gary Peacock, no baixo, e Paul Motian, na bateria. E este trabalho deu a Honing o prêmio Edison da Holanda de 2002. Neste mesmo ano, ele gravou “Memory Lane”, junto com músicos da Orquestra do Concertgebouw. Este foi o primeiro trabalho de Honing com músicos do mundo da música clássica.

 

Ainda da produção de Yuri Honing, em 2009 o músico formou um quarteto com instrumento de acordes ou harmonia e o piano entrou no grupo pela primeira vez. Neste mesmo ano, ele convidou o produtor de dança, Floris Klinkert, e juntos criaram o CD “Phase Five”. Neste álbum, Floris realiza samplers de várias composições do saxofonista, de toda a sua discografia e que servem para as novas músicas e estas são interpretadas por cantoras pop, como, Sarah Bettens e a brasileira, Lilian Vieira da banda Zuco. 

 

Ouça o Jazz Livre todas as terças, às 23h, na MEC FM. 



Criado em 20/07/2015 - 20:38 e atualizado em 20/07/2015 - 17:55

Mais do programa