Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pacientes ficam sem equipamento de radioterapia no Tocantins

Justiça deu prazo de 72 horas para o governo do estado prestar

O equipamento em manutenção é o único da rede pública de saúde em todo o Tocantins e, também, atende pacientes no Sul do Pará e do Maranhão. A decisão judicial foi tomada a partir de uma ação civil pública ajuizada, no último dia 20, pelo Ministério Público (MP) e pela Defensoria Pública do estado.

 

Ouça também:

 

Serviço gratuito para auxiliar pacientes com câncer é tema do Dito e Feito

 

De acordo com a promotora de Justiça responsável pela ação, Maria Roseli de Almeida, o MP pede que o estado garanta assistência efetiva e integral à saúde de todos os pacientes que dependem do serviço de radioterapia. A ação estabelece, ainda, multa diária de R$ 10 mil por paciente desassistido.

 

Essa é a quarta vez que o equipamento quebra, somente este ano. Por causa do problema, 125 pessoas com câncer não puderam iniciar o tratamento. Outros pacientes tiveram as sessões de radioterapia suspensas.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que aguarda a chegada de uma peça importada, que já foi solicitada para o conserto da máquina. Para suprir a necessidade dos pacientes que já estão em tratamento, a secretaria afirmou que busca vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) e está em negociação com serviços privados de radioterapia para contratação.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (26):

 

- Cerca de 113 mil km² da Floresta Amazônica estão em processo de regeneração desde 2008. O número é quase três vezes maior que os 44 mil km² desmatados de 2008 a 2012.

 

- O período de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado no Maranhão. Os pecuaristas têm até o dia 10 de dezembro para aplicar a vacina. Já o prazo de comprovação da imunização do rebanho foi estendido até o dia 19 de dezembro.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 05h45 na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Criado em 27/11/2014 - 09:22 e atualizado em 27/11/2014 - 09:31