Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta de chuvas prejudica abastecimento de água no Maranhão

O reservatório responsável pelo abastecimento de São Luís atingiu o

A falta de chuvas no Maranhão compromete o abastecimento de água de cerca de 50 bairros próximos do Centro de São Luís. A Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (Caema) divulgou que o reservatório do Batatã atingiu o nível crítico de 1% de sua capacidade de acumulação. Ele é responsável pelo abastecimento da área central da cidade.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição

 

Por causa dessa situação, o abastecimento de água na região tem sido feito em dias alternados. Desde 2008, o reservatório não alcança o seu limite máximo e, a cada ano, o nível da água acumulada dimunui. A recepcionista Tereza Gonçalves afirma que o problema é recorrente no estado, mas que a situação piorou no início deste ano.

 

O diretor de Operações da Caema, Nelson Cavalcanti, afirma que a empresa tem alertado a população para o uso racional da água, além de buscar outras fontes de captação.

 

Cerca de 100 mil pessoas estão sendo afetadas por causa do nível crítico do reservatório do Batatã. De acordo com a meteorologista do Clima Tempo Bianca Lobo, a previsão é de que na região norte do estado, que engloba a capital, São Luís, chova entre 40% e 50% a menos que a média prevista para o mês de janeiro.

 

A expectativa é de que a situação melhore a partir de fevereiro.

 

Confira, ainda, no Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira (15):

 

- O Ministério Público do Tocantins pediu uma nova vistoria da estrutura da ponte que faz ligação à rodovia Belém/Brasília, em Porto Nacional (TO). O local está interditado há quatro anos. Os veículos acima de 30 toneladas são proibidos de atravessar e precisam fazer um desvio de quase 150km.

 

- A população atingida pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, poderá recorrer à Câmara de Conciliação para tentar solucionar falhas no processo de reassentamento. A população vai contar com uma ouvidoria e a atuação da Defensoria Pública da União.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 07h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 15/01/2015 - 11:27 e atualizado em 15/01/2015 - 10:03