Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesca do Piracatinga sofre restrições na Amazônia

Até 2020, só será permitido pescar a espécie para consumo próprio

A pesca do Piracatinga, um peixe liso conhecido como “Urubu d'Água”, vai ficar restrita pelo prazo de cinco anos na Amazônia. No período que vai de janeiro de 2015 a janeiro de 2020, o pescador só vai poder capturar até cinco quilos da espécie, por dia, para consumo.

 

Confira outras edições do Jornal da Amazônia 1ª Edição aqui.

 

A determinação é de um decreto assinado pelos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente. Os dois órgãos vão estudar alternativas para a retomada da pescaria depois desse tempo.

 

A medida animou a Associação dos Amigos do Peixe-Boi (AMPA). Na opinião da presidente da instituição, Nívea do Carmo, a restrição vai reduzir a matança de botos usados como iscas para atrair os cardumes de Piracatinga. Para ela, o período de cinco anos também vai servir para pesquisar os efeitos da Piracatinga na saúde humana.

 

Esse peixe se alimenta de animais mortos e concentra grande quantidade de mercúrio em sua carne. A ativista garante que o amazonense não consome o animal, que acaba sendo comercializado para outros estados com nome diferente.

 

Confira, ainda, na edição desta segunda-feira (05) do Jornal da Amazônia 1ª Edição:

 

- Chega ao fim prazo para os agricultores familiares encaminharem ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a proposta para vender café e chá agroecológicos ou orgânicos.

 

- Em quatro anos, o Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde beneficiou 70 mil famílias.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo da EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Criado em 05/01/2015 - 12:06 e atualizado em 05/01/2015 - 10:37