Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonas registra aumento de quase 100% nos casos de dengue

Já notificações da malária tiveram redução de mais de 40%

De janeiro a setembro de 2016, o Amazonas notificou 13.199 casos de dengue. No mesmo período no ano passado foram 6.804 casos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do estado.

 

O chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da instituição, Cristiano Fernandes, afirmou, em nota, que o aumento era previsível porque o país estava vivenciando um grande número de casos da doença, inclusive, de chikungunya e do vírus zika, transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito aedes aegypti.

 

Ele também ressaltou que 80% dos casos foram notificados, de janeiro a maio, o período sazonal da doença.

 

Já em relação à malária houve diminuição de 44% dos casos, nesses nove meses até setembro de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. Passou de aproximadamente 59.800 para pouco mais de 35 mil.

 

Segundo Cristiano Fernandes, os números da malária mostram que as ações de controle da doença no estado, como a distribuição de mosquiteiros impregnados de inseticida, estão sendo satisfatórias.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição, desta quinta-feira (20): TRE do Pará cassa candidatura de Zenaldo Coutinho à prefeitura de Belém; Auditores da Receita Federal em greve decidem hoje sobre continuidade do movimento.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 20/10/2016 - 18:34 e atualizado em 20/10/2016 - 16:37