Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Agentes penitenciários do MT entram em greve por 5 dias

Medida deve suspender visitas de familiares e advogados, no sistema

 A partir desta segunda-feira (21), os agentes prisionais de Mato Grosso (MT) vão paralisar as atividades por cinco dias. A medida deve suspender as visitas de familiares e advogados no sistema prisional do estado. As escoltas dos presos também não serão feitas.

 

 

A Secretaria de Justiça de Mato Grosso não confirma a suspensão das visitas. De acordo com a pasta, a decisão fica a cargo da diretoria de cada unidade e que, por ser um serviço essencial, a categoria deve garantir um efetivo mínimo de 30%.

 

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen), João Batista Pereira, 100% dos  servidores estarão nos seus postos de trabalho, garantindo a segurança da unidade, porém não vão permitir a passagem dos visitantes.

 

 

Entre as reivindicações, os agentes penitenciários cobram a realização de concurso público e a autorização para o pagamento de jornada voluntária, que é quando os servidores, de folga, podem ser chamados para suprir a falta de profissionais nas unidades. A categoria também pede a aquisição de uniformes, coletes à prova de bala e scanner corporal para a realização da revista dos visitantes. As pautas foram negociadas com o governo, no primeiro semestre deste ano, quando os agentes passaram 33 dias em greve. No início de dezembro, a categoria fará nova assembleia para avaliar o movimento.

 

 

A Secretária de Justiça afirmou que tem cumprido com os acordos firmados, como por exemplo, a realização do concurso público, que deve ter o edital publicado nos próximos dias. O Mato Grosso tem cerca de 11 mil presos em 56 unidades, entre cadeias, centro de detenções provisórias e penitenciárias. 

 

 

Também é destaque desta edição do Jornal da Amazônia 1ª Edição: Famílias terão de desocupar área de proteção ambiental em Cuiabá.

 

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Pesquisadores encontram objetos arqueológicos na Amazônia

Mais de 90% das famílias quilombolas vivem em terras não tituladas

Criado em 21/11/2016 - 13:58 e atualizado em 21/11/2016 - 12:00