Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazônia lidera a estatística de escravidão no país

Os dez municípios com maior número de pessoas resgatadas em situação

Paulo Sérgio Martins, 43 anos, casado, pai de 5 filhos. Ele é um trabalhador resgatado de fazenda em Mato Grosso, em situação de escravidão. Paulo Martins não é personagem dos livros de história do Brasil, que relatam a exploração dos negros nos períodos de colônia e império. Ele é parte de um grupo resgatado no século 21. Mais um caso de exploração contemporânea num dos últimos países a abolir a escravidão.

 

 

Assim como Paulo, hoje, grande parte dos trabalhadores em situação semelhante à escravidão no Brasil é resgatada na área rural: em 2016, dos 667 trabalhadores identificados, 463 trabalhavam em agricultura ou pecuária. Na região Amazônica os principais casos deste tipo de exploração também são rurais.

 

 

Mas nos últimos anos, a escravidão em atividades tipicamente urbanas tem se tornado uma tendência.  Apesar das diferenças de localidade, as características utilizadas para identificar a escravidão tanto no meio rural, quanto nas cidades são as mesmas, segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho, Thiago Muniz Cavalcante, Coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

 

 

A Amazônia lidera a estatística de escravidão no país dos últimos anos. De 1995 a 2015, segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho, os dez municípios com maior número de casos de trabalho escravo do Brasil estão na região, sendo oito deles no Pará. Nas fiscalizações de 2016, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins ficaram entre os dez estados com mais trabalhadores resgatados.

 

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta sexta-feira (27):

 

- Tarifa de ônibus em Manaus terá reajuste a partir de amanhã;

 

- Ministério Público Federal, em Mato Grosso,  investiga irregularidades em Coordenação da Funai no município de General Carneiro

 

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia.



Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é celebrado neste sábado (28)

Criado em 27/01/2017 - 13:59 e atualizado em 27/01/2017 - 12:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique