Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índios mobilizados em Brasília contestam a PEC 215

Para os indígenas, a Proposta de Emenda à Constituição limita o acesso à terra

Assinar podcast
No AR em 26/04/2017 - 13:59

Lideranças indígenas afirmam que a aprovação da PEC 215,  que passa para o Congresso, a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas, é uma declaração de guerra dos políticos contra os índios.

Diversos caciques se reúnem neste momento com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do DEM.

O Cacique Paiakan, da etnia Caiapó, afirma que a mudança busca acabar com as terras indígenas. Cerca de 4 mil índios estão mobilizados em Brasília, no Acampamento Terra Livre, até sexta-feira.

Ontem (25), uma marcha dos indígenas na Esplanada dos Ministérios foi violentamente reprimida pela Polícia Militar. O Cacique Paiakan afirma que houve desrespeito com os povos. A PM informou que os índios descumpriram o acordo de trajeto e ocuparam o espelho d'água do Congresso.

Índios e PM entram e confronto em frente ao Congresso
Índios na Esplanada dos Ministérios (Lula Marques/AGPT/Fotos Públicas/25-04-2017)

 

Os índios também lutam contra outros projetos que denominam anti-índigenas, como a exploração mineral de suas terras e o enfraquecimento de instituições, como a Funai.

Na parte da tarde, os indígenas serão recebidos pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira, do PMDB, e ainda participam de audiência pública na comissão de Direitos Humanos.

 

Criado em 26/04/2017 - 13:59