Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio Negro está próximo de atingir a cota de emergência

Conforme medição feita na manhã de hoje, o nível do rio está em 28,97m

O Rio Negro, em Manaus, está a três centímetros de atingir a cota de emergência. O manancial chegou à marca de 28 metros e 97 centímetros nesta terça-feira (19). A cota considerada de risco é de 29 metros. As águas subiram uma média de cinco centímetros, por dia, nas últimas semanas. E se continuar nessa projeção, a estimativa da Defesa Civil Municipal é que o rio transborde em toda a orla de Manaus nesta quarta-feira.

 

Ouça também: Estudo inédito revela redução no desmatamento da Amazônia

 

Pelo menos 10 bairros da zona urbana estão em regiões consideradas críticas. Três deles começam a sentir os primeiros impactos da cheia, com a formação de espelhos d'água: Mauazinho, na zona leste, São Jorge, na zona oeste, e Educandos, na zona sul.

 

No Jornal da Amazônia 2ª Edição desta terça-feira (19) tem também informações sobre manifesto lançado na manhã de hoje pela frentes parlamentares de Apoio aos Povos Indígenas; Ambientalista; e de Defesa dos Direitos Humanos, em conjunto com entidades públicas e da sociedade civil, lançaram, contra a Proposta de Emenda à Constituição que transfere para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras. Segundo os parlamentares, a proposta fere direitos garantidos na Constituição e significa uma ameaça à sobrevivência de povos tradicionais e também ao equilíbrio do meio ambiente.

 

O Jornal da Amazônia 2ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 12h20, na Rádio Nacional da Amazônia e às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).



Criado em 19/05/2015 - 17:05 e atualizado em 19/05/2015 - 13:56