Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Defesa Civil do Amazonas decreta emergência em mais 3 municípios

A cheia dos rios no estado afeta mais de 460 mil pessoas

Subiu para 47 o número de municípios em situação de emergência no Amazonas por causa da cheia de rios. Os últimos a ingressarem na lista foram Japurá, Careiro e Maués. Essas três cidades somam cerca de quinze mil pessoas afetadas. O município de Boca do Acre continua em estado de calamidade pública, mas o nível do Rio Purus apresenta descida gradativa do nível das águas.

 

Cidades em situação de alerta

Outras quatro cidades estão em situação de alerta: Nova Olinda do Norte, afetada pelo Rio Madeira; Itapiranga, na região do médio Amazonas; São Sebastião do Uatumã e Nhamundá, no Baixo Amazonas.Em todo o estado, cerca de 460 mil pessoas sofrem as consequências da cheia dos rios.

 

Até o momento, a Defesa Civil estadual já distribuiu 556 toneladas de alimentos não perecíveis às famílias afetadas pela enchente em todo o Amazonas. Outros produtos como colchões, redes, cobertores, mosquiteiros, produtos de higiene pessoal, medicamentos, água potável e mais de 850 kit´s de madeira para a construção de pontes e marombas, também foram disponibilizados a população afetada.

 

No Jornal da Amazônia 2ª edição desta quarta-feira (17) tem também informações sobre decisão da Justiça Federal de proibir o governo federal de licenciar a usina São Luiz do Tapajós, no Pará, sem realizar a consulta prévia aos povos indígenas e ribeirinhos atingidos pelo empreendimento. A decisão atende a uma ação movida pelo Ministério Público Federal no Pará. A consulta aos povos indígenas está prevista na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que tem força de lei no Brasil. A decisão alerta ainda sobre o risco do Brasil ser condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos, a exemplo do que ocorreu no Suriname, Paraguai e Equador, por permitirem a instalação de empreendimentos em terras de populações tradicionais sem a devida consulta prévia.



Vítimas da cheia histórica de Porto Velho/RO sofrem com a falta de serviço

Autoridades discutem influência de hidrelétricas nas cheias amazônicas

Criado em 17/06/2015 - 17:34 e atualizado em 17/06/2015 - 14:08