Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação da PF desmonta quadrilha de exploração ilegal de madeira

O grupo é acusado de coagir trabalhadores rurais a aceitarem a

Nesta segunda- feira (24), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para desmontar uma quadrilha especializada em exploração ilegal de madeira no Pará. A PF cumpre 33 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão em vários municípios do Pará, em Manaus, a capital do Amazonas, e Florianópolis, capital de Santa Catarina. A Operação Madeira Limpa é executada pela PF a  pedido do Ministério Público do Pará.

 

Segundo o Ministério Público Federal (MPF) o grupo é acusado de coagir trabalhadores rurais a aceitarem a exploração ilegal de madeira dos assentamentos do oeste do Pará, em troca de acesso a créditos e a programas sociais. Segundo o órgão, o patrimônio público tem prejuízo estimado em pelo menos R$ 31,5 milhões.

 

Entre os 33 suspeitos de integrarem a quadrilha, estão vários servidores públicos federais e estaduais. O Secretário de Meio Ambiente do município de Óbidos, Vinícius Picanço Lopes, é acusado de receber propina da quadrilha. Além dele, foi decretada a prisão de intregrantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), como o superintendente do órgão, Luís Júnior. E ainda servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e das secretarias de Meio Ambiente e da Fazenda do estado do Pará.

 

Segundo o MPF no Pará os mandados são cumpridos em Santarém, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e Uruará no oeste do estado, Belém e Ananindeua na região metropolitana e Castanhal no nordeste paranhense.

 

Outras informações:

- Tentativa de fuga é frustrada na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão, na madrugada desse domingo;

- Doze internos tentaram fugir por um buraco que fizeram na cela 19. A ação foi descoberta pelo corpo de segurança da unidade;

- A Secretaria de Administração Penitenciária do estado informou, por meio de nota, que as obras de reparo da cela já foram iniciadas; e que todos os detentos envolvidos vão responder Processo Disciplinar Interno.



Campanha alerta sobre os riscos do escalpelamento no Pará

Polícia Federal desarticula organização que fraudava INSS

Criado em 24/08/2015 - 18:30 e atualizado em 24/08/2015 - 15:13