Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Depois de incêndio cachoeiras da Chapada dos Guimarães são abertas ao público

Em 11 dias o fogo consumiu cerca de 600 hectares do parque

Já foram extintos os focos de incêndio que atingiram o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) informou que após três dias sem registros de focos de calor pelos satélites, tanto dentro da unidade quanto em seu entorno, as equipes de apoio externo começam a ser desmobilizadas. O incêndio começou no último dia 18.

 

As atrações Véu de Noiva e Circuito das Águas foram reabertas ao público nesta terça-feira (29). Já o Morro de São Jerônimo e a Trilha do Carretão continuam interditados até que a vegetação do local comece a se recuperar. A previsão é de que sejam liberados para visitação no próximo mês.

 

O Instituto informa que cerca de 600 hectares da área do parque foram impactados, aumentando para 18% a área atingida pelo fogo em relação ao total da unidade de conservação. Os brigadistas da unidade de conservação continuam em campo monitorando o local. Eles também alertam os proprietários rurais sobre o período proibitivo de uso de fogo e chamam atenção para as sanções administrativas e criminais decorrentes do crime.

 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes.

 

Confira ainda na edição desta terça-feira (29):

-Candidatos aos Conselhos Tutelares do Pará se preparam para as eleições do próximo domingo (4)

- Pesquisadores do Amapá usam peixes para testar medicamentos de uso humano.

 

O Jornal da Amazônia 2ª edição é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação.



Focos de incêndio voltam a interditar pontos turísticos no Mato Grosso

Criado em 29/09/2015 - 18:00 e atualizado em 29/09/2015 - 14:12