Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

SEMA revela que praias maranhenses estão impróprias para banhos

Levantamento da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos

Férias escolares e verão de muito sol. A combinação perfeita para curtir o descanso na praia, mas em São Luís, no Maranhão, o mar só mesmo para admirar. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), as praias da capital maranhense são impróprias para o banho. O último levantamento divulgado pelo órgão teve como base coletas realizadas entre os dias 12 e 27 de dezembro de 2015. Foram analisadas amostras de 21 pontos da orla marítima da cidade em Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi. Todos os diagnósticos anteriores também apontaram para a baixa qualidade das águas.

 

Morador de São Luís, Natanaelson Martins, lamenta a situação e diz que falta ação do governo: "a gente vê muito esgoto escorrendo para o mar. Todos os últimos laudos deram o mesmo resultado: área imprópria para banho. E mesmo assim o governo não prioriza o lazer da gente. E afasta os próprios turistas. É de entristecer porque eles não valorizam o que a gente tem por natureza", revela.

 

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), David Telles, explica que já está em andamento na cidade obras que vão permitir a melhoria das águas da orla. Também está prevista obras para despoluição do rio Calhau. A licitação depende de uma análise da Caixa Econômica Federal.

 

De acordo com Telles, os três rios juntos influenciam diretamente na qualidade das águas da orla de São Luís.  David Telles diz que quem pretende desfrutar do mar na cidade tem que ter um pouco mais de paciência, pois os trabalhos para despoluir a orla só devem ser concluídos em julho.

 

O projeto completo da capital maranhense está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Saneameto do Governo Federal. O recurso soma pouco mais de 300 milhões de reais. A expectativa do governo estadual é de que se aumente de 4% para 70% o nível de tratamento de esgoto de São Luís até o final de 2018.

 

Ouça ainda na edição desta segunda-feira (11): 

 

Produtores de abacaxi, do Tocantins, devem colher cerca de 75 milhões de frutos, na safra deste ano. A estimativa é da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro);

 

O carnaval começou na capital maranhense São Luís. Na abertura oficial do pré-carnaval, no último sábado (08), uma multidão acompanhou a Banda Bandida pelas ruas do Centro Histórico. A programação segue durante todo o mês janeiro, com eventos em vários pontos da cidade. A festa começou também em Manaus. A chegada da boneca Kamélia marcou o início do carnaval na capital manauara.

 

Clique no player acima e ouça o Jornal da Amazônia 2ª edição



Criado em 11/01/2016 - 18:21 e atualizado em 11/01/2016 - 16:25