No Mato Grosso, o município de Pontes e Lacerda volta a ser alvo de garimpagem ilegal. Três homens foram presos por extração ilegal de ouro, na região da Serra Dourada, a 30 quilômetros do centro do município. Foram apreendidos materiais como pás e picaretas, utilizados no garimpo ilegal. Os envolvidos estão presos no centro de detenção provisória de Pontes e Lacerda. De acordo com informações da Polícia Judiciária Civil no Estado, cerca de 200 pessoas estão ocupando a área.
Os fazendeiros da região chegaram a registrar boletins de ocorrência relatando o roubo de gado e depredação das cercas. Desde 2015, o município matogrossense tem sido alvo de garimpeiros ilegais. Na Serra da Borda, o garimpo foi instalado em setembro do ano passado, em uma área de 4.000 hectares que fica a 10 quilômetros do centro da cidade de Pontes e Lacerda.
O Jornal da Amazônia 2ª edição desta terça-feira (5) traz ainda informações sobre a realização de testes obrigatórios para recém-nascidos, como o do quadril (exame de Ortolani), entre outros, nos hospitais do Amazonas (AM).
Garimpo ilegal em Mato Grosso é desocupado
RR: operação desarticula rede de apoio a garimpo ilegal em terra indígena