Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Notificações de zika vírus aumentam no Tocantins

São quase 10 mil suspeitas em todo o Estado

Os casos de zika em Tocantins saltaram de 18 em 2015 para mais de 1.300 nos seis primeiros meses de 2016. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). Há notificação de quase 10 mil casos.

 

Gerente de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, Christiane Bueno, afirma que o aumento já era esperado. Segundo ele, só este ano a notificação da zika passou a ser obrigatório em todos os hospitais.

 

"Este ano, com a portaria 204 e com a mudança do protocolo do Ministério da Saúde, a zika passou a ser de notificação compulsória e assim notificada em qualquer unidade de saúde. Por isso, esse aumento expressivo. Nós já esperávamos que houvesse um aumento no número de casos, tanto pelo aumento das notificações, pela questão de 100% da população está suscetível e nós termos a presença do vetor, o aedes aegypti, em praticamento todos os nossos municípios", explica Christiane Bueno.

 

O Tocantins é o estado da região norte com maior incidência da doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde. São 176 casos para cada 100 mil habitantes. No Brasil fica atrás apenas de Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro.

 

Além da zika, os casos de dengue também chamam atenção. Quase 5 mil casos foram confirmados no primeiro semestre. Em todo o ano passado, as confirmações não passaram de 6.300. Nenhum caso de febre chikungunya foi confirmado este ano. O maior registro das doenças estão em na capital Palmas. De acordo com Christiane Bueno, o período mas acrítico já passou e que os o registro dessas doenças tende a diminuir. Ela afirmou que o governo intensificou as ações e combate ao Aedes aegypti e mais de 2 milhões de imóveis foram inspecionados este ano.

 

Ainda nesta edição, uma reportagem sobre o aniversário de 250 anos de Tabatinga (AM). Criada em 1766 para servir de posto do exército brasileiro e resguardar a fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru, é uma das cidades que mais cresce na região do Alto Solimões.

 

O Jornal da Amazônia é uma produção da equipe de radiojornalismo da EBC - Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 15/07/2016 - 18:23 e atualizado em 15/07/2016 - 15:23