Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: Secretaria de Saúde vai intensificar ações de prevenção contra a hepatite

As hepatites comprometem o fígado e podem ser causadas pelos vírus do

O Jornal da Amazônia Segunda Edição, desta sexta-feira (8), traz  informações sobre o início da  campanha “Liberdade é se cuidar. Que tal testar?” para marcar o dia Mundial de Combate às Hepatites celebrado em 28 de julho. Até o final do mês as Secretarias municipais de Saúde do Amazonas, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), vão intensificar ações de prevenção como oferta de testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos masculinos e material informativo. 

 

Os 62 municípios vão receber 41.800 testes rápidos para Hepatite B e 41.800 para o tipo C, além de 600 mil camisinhas e mais de 200 mil folders sobre a doença que serão distribuídos em pontos estratégicos. O objetivo da campanha é reforçar os alertas para a prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais. O Amazonas registrou entre os anos de 2001 e 2015 mais de 14 mil casos da doença. 

 

Segundo informações da Susam, as hepatites comprometem o fígado e podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E. Os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de objetos como seringas, agulhas, escova de dentes e lâmina de barbear, pelo aleitamento materno e da mãe para o bebê durante o parto.



Tags:  Amazonas

Criado em 08/07/2016 - 19:13 e atualizado em 08/07/2016 - 16:20