Das 24 cadeiras da Câmara Distrital, 12, ou seja, a metade é ocupada por políticos de partidos diferentes e outras quatro legendas dividem as 12 cadeiras restantes. Essa configuração é um problema, segundo o professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Peixoto. Ele argumenta que não existem tantas ideologias ou programas que justifiquem o número de partidos na Câmara Distrital.
Confira outras edições do Jornal da Cidade 1ª Edição
O governador eleito, Rodrigo Rollemberg, é do Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido que não elegeu nenhum deputado para a Câmara Distrital, situação curiosa que vai obrigar o governo a contar apenas com os aliados. Outro professor de Ciência Política da UnB Flávio Brito disse que, mesmo assim, o governador deve conseguir formar uma base.
Já no começo do mandato, os deputados vão discutir medidas do Pacto por Brasília, anunciado pelo governo. É a Câmara que vai a palavra final sobre o aumento do IPTU e do IPVA, além de outros ajustes fiscais para reverter a situação financeira do Governo do Distrito Federal (GDF).
Outras informações nesta edição do Jornal da Cidade 1ª Edição:
- Crise financeira do GDF é um dos primeiros assuntos a serem debatidos pelos parlamentares eleitos em 2014.
- GDF deve enviar hoje à Câmara Legislativa as primeiras medidas do Pacto de Brasília.
- Equipe econômica do governador Rollemberg refez os cálculos e descobriu déficit ainda maior nas contas públicas do que o anunciado no início do mandato de Rollemberg.
- GDF suspende realização da Fórmula Indy, marcada para 8 de março, devido à crise financeira.
- GDF vai manter Cartão Material Escolar, mas com valor menor.
- E no quadro "Concursos", a necessidade de previsão em lei para exigência ao candidato de experiência para o cargo.
O Jornal da Cidade 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h45, na Rádio Nacional de Brasília.