“Atenção pela Vida”. Esse é o tema do movimento internacional Maio Amarelo que ocorre pelo Distrito Federal pela segunda vez. Durante todo o mês, serão realizados eventos voltados para a segurança no trânsito.
As ações serão em escolas, igrejas e nas ruas, com abordagens a motoristas, ciclistas e pedestres. O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Jaime Amorim, afirma que a fiscalização será intensificada.
“Cerca de 300 ações serão realizadas neste período com o intuito de coibir os condutores de dirigirem sob a influência de álcool, dirigirem sem documento de habilitação, sem deixarem de usar o cinto de segurança. O Detran também irá autuar os condutores que, porventura, desobedecerem ao Código de Trânsito Brasileiro”, destacou.
Confira outras edições do Jornal da Cidade 1ª Edição
Quanto aos buracos e à má qualidade dos asfaltos em vários pontos do DF, que também podem provocar acidentes de trânsito, O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou que existe uma campanha para recuperar a malha asfáltica e tapar os buracos, mas não há previsão para as obras.
Segundo o órgão, a velocidade do Eixo Rodoviário e na Avenida das Nações deve ser reduzida de 80 Km/h para 70 Km/h para aumentar a segurança nessas vias. No ano passado, foram registrados mais de 370 acidentes com cerca de 400 vítimas fatais. O número de mortes foi 6% maior que o registrado em 2013.
Os eventos do Maio Amarelo serão realizados na cidade de Brasília, Recanto das Emas, Gama, Planaltina, Ceilândia, Sobradinho, Varjão, Itapoã e Vicente Pires. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção no trânsito.
Outras informações nesta edição do Jornal da Cidade 1ª Edição:
- Operação "Cartas Marcadas", da Polícia Civil, investiga envolvimento de auditores da Agefis em esquema fraudulento.
- Tribunal de Contas do DF mantém decisão de proibir qualquer tipo de obras para ocupação das Quadras 500 do Setor Sudoeste.
- Ação de conscientização de taxistas do DF visa prevenir exploração sexual durante os jogos olímpicos de 2016.
- Viaduto da QNN 5/7, na Ceilândia, onde duas pessoas morreram afogadas no ano passado, vai passar por obras de complementação na rede de drenagem das águas pluviais.
- Moradores da Cidade Estrutural vão receber posto de atendimento do Procon.
- Bairro de São Sebastião está sem coleta de lixo há cinco dias.
- Começa neste feriado do Dia do Trabalhador a tradicional quermesse da Igrejinha da 307/308 Sul.
- Inicia hoje, em Brasília, o Campeonato Brasileiro Junior e Sênior de Natação - Troféu Tancredo Neves.
O Jornal da Cidade 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 7h45, na Rádio Nacional de Brasília.