Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Domingo de Carnaval para lembrar de Clementina de Jesus

Cantora completaria hoje 115 anos. Ouça os sambas Na Linha do Mar,

Ela nasceu em pleno carnaval, amando a Portela, mas acabou conquistada pela Mangueira. Ela é Clementina de Jesus, uma verdadeira dama do samba. Uma mulher que lutou a vida inteira pelo direito de cantar.

 

Clementina nasceu em 7 de fevereiro de 1901, em Valença, interior do estado do Rio, mas mudou-se com a família para a capital.

 

No bairro de Oswaldo Cruz viu surgir a escola de samba Portela e aprendeu a amar o samba. Casou e mudou-se para o morro da Mangueira, fazendo novos amigos.

 

Trabalhou de doméstica durante vinte anos até ser descoberta pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho. Tinha 62 anos quando se apresentou pela primeira vez no show Rosa de Ouro, viajando todo o país.

 

Devota católica, participava de romarias e trazia na memória os ritmos que aprendeu com a avó, como o jongo e o benguelê. Foi assim a responsável pela recuperação da influência dos ritmos africanos na música brasileira.

 

Ainda em vida ganhou uma belíssima homenagem no teatro nacional do Rio de Janeiro por nomes como Paulinho da Viola e Elizeth Cardoso. Nos deixou em 1987.

 

Ouça Na Linha do Mar, Ingenuidade e Incompatibilidade de Gênios. No rádio, esta edição especial vai ao ar neste domingo (7), mas você já pode conferir o programa por aqui, para isso, clique no player no topo desta matéria.

 

Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Jair Rodrigues, o homem sorriso faria 77 anos nesta sexta

Criado em 07/02/2016 - 11:20 e atualizado em 07/02/2016 - 09:21

Mais do programa