Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caravana Zabumbada leva o Bumba Meu Boi para as escolas do Maranhão

Durante o mês de junho, estudantes de escolas públicas participam de oficinas com mestres da cultura popular

Mosaico

No AR em 16/06/2023 - 16:51

Nesta edição do Mosaico, você vai conhecer o projeto Zabumbada, que leva a tradição do bumba meu boi para as escolas públicas do Maranhão. A apresentadora Ana Pimenta entrevista a gestora e produtora cultural Caroline Marques, idealizadora e diretora do projeto.

 A primeira etapa é a Caravana Zabumbada, que neste ano pretende alcançar cerca de 1,5 mil estudantes, entre crianças e jovens. O objetivo é apresentar os personagens do folguedo no contexto cultural em que estão inseridos, estimulando o sentimento de pertencimento da comunidade ao Maranhão, berço do Bumba Meu Boi, maior manifestação cultural do estado e detentora do título de patrimônio imaterial do Brasil.

As oficinas de dança têm como tema os personagens que compõem as apresentações do bumba meu boi: índias, índios, caboclos de pena e de fita e miolo do boi. As de música serão dedicadas aos tambores: zabumba e pandeirão. Após a etapa formativa, os participantes contemplados pelas oficinas culturais e suas famílias são convidados para a segunda etapa do projeto, no mês de julho: o Festival Zabumbada, que leva para o centro histórico de São Luís os grupos de Bumba Meu Boi e artistas regionais renomados. Este ano, a capital maranhense vai tremer ao som do Olodum e de Gaby Amarantos, nos dias 7 e 8 de julho.

Ouça o programa na íntegra no player acima.

Criado em 16/06/2023 - 17:34

Mais do programa