Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especial "Alceo Bocchino, 100 anos", no Música e Músicos do Brasil

Programa traz também mais uma edição da série "Os melhores instrumentistas brasileiros de todos os tempos", com o voto de Luís Carlos Barbieri.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 11/11/2018 - 19:00

Neste mês de novembro comemoram-se os 100 anos de nascimento de Alceo Bocchino. E o Música e Músicos do Brasil deste domingo (11) dará início a uma série em homenagem a este grande maestro, compositor e pianista brasileiro. 

Nascido em Curitiba (Paraná) em 30 de novembro de 1918, Alceo Ariosto Bocchino é um dos nomes mais importantes da música brasileira e também da nossa emissora. Ele foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, que hoje é a atual Orquestra da UFF, com a qual realizou importantes gravações.

Bocchino pertence ao seleto grupo de músicos com múltiplos talentos. Ele foi, ao mesmo tempo, um verdadeiro prodígio ao piano (tendo feito suas primeiras apresentações públicas em festivais e eventos com apenas cinco anos de idade), um dos compositores brasileiros mais importantes e respeitados do século XX, além de arranjador, professor e, principalmente, diretor de orquestra. Como maestro, ele atuou na Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, regeu concertos com algumas orquestras do exterior, como a Sinfônica de Bilbao, na Espanha, e a Filarmônica de Burgás, na Bulgária, além de ter sido o fundador e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná e da já citada Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC.

Ainda nesta edição do programa, ouça mais uma participação especial na série sobre os principais instrumentistas brasileiros de todos os tempos, desta vez, com o voto do violonista, professor e produtor Luís Carlos Barbieri, que escolheu o consagrado Duo Abreu.

 

Ouça no player abaixo:

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

 

 

Criado em 08/11/2018 - 18:08 - Episódio Música e Músicos do Brasil 11/11/2018

Mais do programa